19 de jun. de 2009

Jeitinho brasileiro no Irã


Dá uma espiadinha!
Essa expressão utilizada pelo jornalista Pedro Bial, nas edições do Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo, ganhou o mundo. Digo isso porque, a informação está ao alcance de um click, basta acessar um site, blog, youtube, twitter, orkut ou celular.

Esse fenômeno midiático pode ser visto no Irã, que detêm o controle dos meios de comunicação e promove uma espécie de censura. A imprensa estrangeira foi impedida de cobrir os protestos contrários à reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Existe um dito popular muito conhecido que diz: o brasileiro dá um jeitinho. Olha que eles são iranianos e deram um jeitinho bem brasileiro. Transformaram suas câmeras digitais e celulares nos olhos e ouvidos do mundo.

O bloqueio imposto pelo governo foi rompido por meio da internet. Os vídeos dos protestos pelas ruas de Teerã podem ser vistos em dezenas de sites, mas não se sabe até quando, pois a guarda revolucionária do Irã ameaça bloquear todos os sites que estariam incitando as manifestações.

Hoje o governo afrouxou o bloqueio aos correspondentes estrangeiros. Agora eles podem fazer uma reportagem por dia. Mas o cerco à internet continua.

Muitos iranianos estão usando os chamados proxy servers, páginas que dificultam a identificação do usuário, para enviar fotos, imagens e comentários. Vamos esperar o desenrolar dos fatos, mas sempre dando uma espiadinha.

Que conversinha essa heim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário