2 de set. de 2009

Tecnologia e obesidade



Recentemente uma pesquisa apontou que quando mais endividado a pessoa estiver, maior a probabilidade de se tornar obeso. Mas, esse texto foi escrito para apontar outro fator que contribui para a obesidade. As facilidades da vida moderna colaboram para o sedentarismo. Tudo que queremos está ao alcance das mãos.

Não é necessário sair de casa para se ter bons exemplos. Antigamente quando se queria trocar o canal de TV, tínhamos que levantar e rodar aquele botão, que ficava no aparelho. Aquele simples movimento era capaz de movimentar muitos músculos. Hoje com o advento do controle remoto, os movimentos se esvaíram como fumaça.

Quando era criança, não faz muito tempo, uma linha telefônica era muito cara, coisa para rico. Então, todas as ligações tinham que ser feitas no orelhão, e eles não ficavam na sala de casa, era necessário ir à esquina. Conclusão: músculos em movimento. Hoje, as linhas mais baratas e os celulares acabaram com isso.

E quando queríamos conversar com amigos distantes? Tínhamos que usar o punho para escrever uma carta. E ela não saia voando e parava na caixinha dos correios. Hoje o volume de cartas enviadas não é mais o mesmo. Com a chegada da internet a lugares remotos, passamos a nos comunicar por e-mail e cadê o exercício?

O que tiro de lição nessa explanação é que ultimamente a única parte do nosso corpo em movimento são os dedos. Seja no celular, computador, controle remoto, e em todas essas evoluções tecnológicas.

Minha sugestão é colocar o corpo em movimento e use a criatividade. Saiba que sorrir movimenta muitos músculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário